Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.

2009

Inauguração da 1.ª instalação mundial de reciclagem de rolhas de cortiça na Amorim Cork Composites, em Mozelos, para viabilizar o programa de reciclagem de rolhas Green Cork.

Relatório de Sustentabilidade 2007 distinguido pela Corporate Register, figurando no TOP10 da categoria «Relevance and Materiality».

Corticeira Amorim é a 25.ª empresa mais influente do setor vinícola mundial, reconhecimento da prestigiada revista britânica de vinhos Drinks Business.

2008

O 1.º Relatório de Sustentabilidade da Corticeira Amorim é distinguido pela Corporate Register como um dos três melhores relatórios do mundo na categoria «Openess and Honesty» e como um dos seis melhores na categoria «Relevance and Materiality».

Adesão ao Condomínio da Terra & GFTN, sistema voluntário que visa cuidar do Planeta de forma integrada. A Corticeira Amorim torna-se no seu 1.º condómino.

Lançamento do Green Cork, iniciativa da Quercus com o apoio da Corticeira Amorim, programa de recolha e reciclagem de rolhas de cortiça cujas receitas revertem para a plantação e preservação da floresta autóctone portuguesa.

Adquisição de 100% do grupo alemão Cortex e de 25% da sociedade norte-americana US Floors, Inc. A Amorim Revestimentos consegue desta forma juntar dois dos mais relevantes distribuidores de pavimentos de cortiça nos respetivos mercados.

2007

Assumindo a sua responsabilidade enquanto líder mundial do setor transformador da cortiça - segmento que garante a viabilidade de toda a fileira da cortiça -, a Corticeira Amorim publica o primeiro e único Relatório de Sustentabilidade da indústria e inicia uma comunicação regular, sistemática e estruturada das suas políticas e práticas em matéria de sustentabilidade.

Este é o primeiro passo de um programa de sustentabilidade mais amplo que viria a ser lançado posteriormente - o Programa Escolha Natural -, lançado com o objectivo de integrar a sustentabilidade no negócio e de aumentar a competitividade da Corticeira Amorim a longo prazo.

Adesão ao BCSD, Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável.

Aquisição de 87% do prestigiado Grupo Oller. A Corticeira Amorim adquire a percentagem equivalente ao capital social da empresa francesa S.A. OLLER ET CIE, sediada em Reims, e da empresa Francisco Oller, S.A. sediada em Cassà de la Selva. A capacidade de produção e distribuição de rolhas de champanhe sai reforçada.

Criação da Amorim Cork Composites, a nova unidade de negócios da Corticeira Amorim, resultante da integração das UN Cortiça com Borracha e Aglomerados Técnicos. Este é um importante passo na concretização da estratégia da Organização, pois alavanca o desenvolvimento de negócios, fideliza a base de clientes e melhora a eficiência operacional.

Aquisição da SOBEFI - unidade de produção e comercialização de rolhas capsuladas. A Amorim France adquire esta unidade, localizada na região de Cognac, em França, um relevante passo na concretização da estratégia de crescimento em segmentos de alto valor acrescentado.

São criadas duas macroáreas de condução estratégica do negócio - Amorim Natural Cork (UN Matérias-Primas e Rolhas) e Amorim Cork Composites (aplicações técnicas dos aglomerados de cortiça em produtos e soluções) e também uma nova área de suporte transversal a toda a Organização - Amorim Cork Research, para o desafio da inovação.

2006

Participação no capital da sociedade francesa Société Nouvelle des Bouchons Trescases, S.A., que, desde a sua fundação, em finais do séc. XIX, é uma referência de prestígio no mercado de rolhas francês, possuindo um excelente posicionamento comercial, sobretudo nas rolhas naturais destinadas a vinhos topo de gama. Assim, é feito um reforço da capacidade de distribuição no maior e mais fiel mercado mundial da rolha de cortiça de alta qualidade, vedante que beneficia de uma invejável taxa de crescimento sustentável, quer em França quer no mundo.

2005

Aquisição do Grupo Equipar, detentor de duas sociedades industriais: a Equipar Indústria de Cortiça e a Equipar Rolha Natural. Assim, é consolidada a qualidade da oferta da indústria da rolha de cortiça, permitindo aos Clientes aceder a produtos de qualidade com elevada performance técnica e sensorial. As instalações industriais, localizadas em Coruche, encontram-se equipadas com os meios técnicos mais avançados para a produção de rolhas naturais e rolhas técnicas, segmentos do product mix de elevado valor acrescentado e para os quais se perspetiva maior crescimento.

2004

A Amorim Cork Composites, sediada em Mozelos (Portugal), recebe a certificação FSC, tornando-se, assim, na primeira empresa de packaging do mundo a receber esta importante certificação ambiental.

2002

Tem início o processo de reestruturação no universo de fábricas da Unidade de Negócio Naturais (preparação da matéria-prima cortiça e produção de rolhas). O objetivo é racionalizar custos, centralizar serviços e uniformizar processos produtivos dispersos em diferentes unidades fabris. A Amorim & Irmãos, S.G.P.S., S.A. lidera um processo de fusão com as outras unidades fabris, que até aqui operavam autonomamente no mercado.

2001

António Rios de Amorim, com 34 anos, sucede a Américo Ferreira de Amorim. A quarta geração da família Amorim, ativa no Grupo há mais de uma década, começa assim a assumir papéis de liderança.

Constituição da Amorim & Irmãos, S.A. - Unidade de Coruche. «Gémea» da fábrica de Ponte de Sôr, está vocacionada para a produção de discos para as rolhas de champanhe comercializadas sob a marca Spark®. Com a abertura das unidades de Ponte de Sôr e Coruche, a verticalização de todo o processo produtivo de rolhas de cortiça torna-se uma realidade.

Privatização de setores concorrenciais e considerados como não estratégicos para o Estado Tunisino. É adquirida uma participação dominante na Société Nationale du Liège (SNL), empresa localizada no centro da principal zona de produção de cortiça da Tunísia e Argélia, que desenvolve a sua atividade em vários segmentos da transformação da cortiça (rolhas naturais, discos, granulados e aglomerados).

Aquisição da sociedade Discork Cortiças, S.A, localizada em S. João de Ver, concelho de Santa Maria da Feira, unidade industrial exclusivamente dedicada à produção de discos de cortiça. A sua capacidade produtiva é de 700 milhões de discos/ano, um importante contributo para a ambicionada expansão da capacidade produtiva da rolha Twin Top®.

2000

Criação da Amorim & Irmãos, S.A. - Unidade de Ponte de Sôr, pólo de preparação da matéria-prima e fabrico de discos para rolhas Twin Top®. É introduzido o revolucionário sistema de cozedura de cortiça CONVEX®. A abertura desta unidade potencia o controlo qualitativo da matéria-prima, credibilizando a indústria da cortiça ao nível mundial.

Reforço da estrutura de capitais próprios da Corticeira Amorim, S.G.P.S., S.A., sociedade aberta, através do aumento do capital reservado a acionistas de 71,5 milhões de euros para 133 milhões de euros: 23,8 milhões de euros por incorporação de reservas e 37,7 milhões de euros por entradas em dinheiro.