Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.

Criatividade sem limites

As potencialidades da cortiça são tão vastas e as suas características tão polivalentes que todos os anos surgem novas ideias e aplicações para este material sem par, nos mais variados setores. Com o objetivo de apoiar empreendedores com projetos ligados à cortiça, desenvolvendo novas abordagens para este material, a Corticeira Amorim criou a Amorim Cork Ventures, cuja função é fomentar a criação e desenvolvimento de novos produtos e negócios com cortiça. Entre as ideias desenvolvidas com o apoio desta incubadora, destacam-se projetos tão diferentes quanto os tapetes Sugo Cork Rugs, os flip-flops AsPortuguesas, e a iogurteira multifuncional e ecológica YogurtNest. Em comum, a inovação, as credenciais de sustentabilidade e a ambição de acrescentar valor a uma matéria prima insubstituível: a cortiça.

Assim, Sugo Cork Rugs é a primeira coleção de tapetes de cortiça, que conjuga métodos tradicionais de tecelagem com um design contemporâneo. Por serem tecidos com cortiça, estes tapetes beneficiam das principais características deste material tão nobre, como a leveza, a impermeabilidade, a elasticidade, o isolamento térmico e acústico, a combustão lenta e a minimização dos riscos de alergia, pelo facto de a cortiça não absorver o pó e repelir os ácaros.

No caso da iogurteira multifunções Yogurnest, a ideia foi criar uma solução sustentável, feita com materiais 100% naturais, que permitisse tornar o iogurte mais acessível, ao mesmo tempo que contribuía significativamente para a redução da pegada de carbono, eliminando a necessidade de utilizar embalagens de plástico e de consumo de energia elétrica. As características únicas da cortiça preenchem aqui todos os requisitos para criar uma solução que permite fazer iogurtes deliciosos e saudáveis, mas também pode ser utilizada como estufa slow cooker, para fazer massa ou arroz, ou como mala térmica.

De maneira similar, as propriedades de isolamento da cortiça, aliadas às suas credenciais ecológicas, fazem deste material a solução ideal para equipamentos de refrigeração amigos do ambiente. A solução EIC - Easy Insulation Cork, da Grõwancork, compreende um chassi em aglomerado de cortiça expandida, revestido com chapas metálicas, que pode ser aplicado em equipamentos de refrigeração como alternativa ecológica aos atuais injetados com poliuretano, com importantes ganhos energéticos.

Um material, múltiplas vantagens

Numa multiplicidade de áreas, as características da cortiça permitem criar soluções diferenciadoras com enormes benefícios ambientais e importantes mais-valias para o consumidor. Esta incrível polivalência fica bem clara quando olhamos para enorme espectro de soluções que partem das propriedades únicas da cortiça para dar origem a propostas diferenciadoras.

Deste modo, na área dos revestimentos, o lançamento da linha Hydrocork, o primeiro pavimento de cortiça resistente à água, marcou um ponto de viragem nos pavimentos de cortiça. Todos os benefícios associados à cortiça estão presentes nesta solução que se distingue por ser resistente à água.

Paralelamente, a versatilidade do aglomerado de cortiça expandida permite que seja utilizado em soluções tão diferentes quanto os relvados dos campos de futebol, como é o caso da tecnologia AirFbr, e os mais inovadores projetos de construção sustentável. Estas soluções 100% naturais, com durabilidade ilimitada, renováveis, e extraordinárias capacidades de isolamento técnico e acústico, para além da leveza e textura, colocam a cortiça em primeiro plano da arquitetura contemporânea.

Absorventes sustentáveis por natureza

Uma única rolha de cortiça é capaz de reter até 112g de CO2, mas a verdade é que este é apenas um exemplo daquilo que a cortiça pode fazer pelo equilíbrio do planeta. A excelente capacidade de absorção deste material e a sua flutuabilidade revelam-se extremamente eficientes quando é necessário absorver grandes quantidades de óleos, hidrocarbonetos e outros solventes orgânicos e poluentes, quer em meio aquático quer terrestre.

A Corticeira Amorim lançou em 2010 uma gama inovadora de absorventes naturais à base de cortiça para o controlo e limpeza de derrames de hidrocarbonetos. Comercializados sob a marca CorkSorb, trata-se de absorventes sustentáveis, não só por serem produzidos a partir de um produto natural, como pelo facto de não apresentarem qualquer impacto no ambiente – ao contrário dos absorventes minerais, sintéticos ou mesmo da turfa.

"Graças às suas robustas credenciais de sustentabilidade, a gama CorkSorb foi distinguida seis vezes, a nível nacional e internacional. Em 2011, ganhou os Green Project Awards, o Prémio de Inovação para a Sustentabilidade (EBAEpis) e dois dos quatro prémios dos European Business Awards for the Environment, nas categorias de Produto e de Empresas pela Biodiversidade. E o reconhecimento também é notório na vertente da inovação, como comprovam o PNIA - Prémio Nacional de Inovação Ambiental, atribuído em 2010, e o prémio Produto Inovação Cotec-Unicer, conquistado em 2012."

Os absorventes CorkSorb são certificados por vários organismos ambientais na Alemanha, França, Reino Unido e EUA, sendo comercializados em 26 países da Europa, África, América do Norte e Sul e Australásia. Apresentam-se como uma solução para situações de derrames graves, e também para a limpeza de derrames diários em ambiente de oficinas, estações de gasolina ou na indústria.

A grande inovação desta gama de absorventes reside no facto de serem hidrofóbicos – depois de devidamente tratada pela Corticeira Amorim, através de processos limpos, amigos do ambiente e 100% sustentáveis, a cortiça absorve grandes quantidades de óleos e solventes quase instantaneamente, mas não absorve água. Esta capacidade torna as soluções CorkSorb ideais para utilização em meios aquáticos (rios, mares, lagos e oceanos) ou em pisos molhados.

Calçado e acessórios de moda

A cortiça é um material natural, confortável, leve e atraente. Atribui um cunho de distinção e de originalidade às peças em que é incorporada, tornando-as mais valiosas – por ser um produto natural, tem as suas próprias impressões «digitais», pelo que cada objeto de cortiça torna-se único.

Talvez por isso a cortiça seja a escolha de um rol impressionante de marcas de luxo, como Christian Louboutin, Diane Von Furstenberg, Stella McCartney, Gucci, Prada, Chloé, Jimmy Choo e Michael Kors, uma opção que se estende a segmentos onde o design é liderado por nomes como Guess, Fly London e Benetton. No campo desportivo, Adidas e Nike, assim como a Birkenstock, já se renderam à sua versatilidade de adaptação.

A associação entre a cortiça e o calçado é tão natural que não surpreende que a primeira Start Up lançada pela Amorim Cork Ventures surgisse precisamente com uma inovadora marca de flip-flops de cortiça: AsPortuguesas. Combinando versatilidade, leveza e comodidade, para além de um visual único, As Portuguesas foram um primeiro passo importantíssimo no estímulo à criatividade e inovação com a cortiça como proposta diferenciadora. Recentemente, foi lançada uma edição especial destas flip-flops amigas do ambiente, em parceria com o surfista Hawaiano Garret McNamara.

Nos modelos mais sofisticados ou naqueles com maior foco no conforto, a Corticeira Amorim dispõe de um vasto leque de opções visuais e técnicas que os criadores e a indústria podem escolher, de acordo com as suas necessidades ou as tendências da moda. Por exemplo, a pele de cortiça pode ser utilizada com a sua aparência natural, mas também permite a impressão de padrões, seguindo as tendências da estação ou o appeal dos criadores. É normalmente utilizada em saltos, solas e coberturas de sandálias e de sapatos, sendo também comum vê-la aplicada em malas, carteiras, cintos, chapéus-de-chuva e porta-chaves.

Os benefícios da cortiça em termos de performance técnica tornam-na também numa opção viável para o segmento de calçado desportivo e ortopédico. Assegura uma melhor distribuição do peso do corpo, o amortecimento dos choques, o controlo da temperatura e deixa os pés respirarem. A Corticeira Amorim dispõe de gamas distintas de granulados, folhas de cortiça, rolos, componentes moldáveis e cortiça com borracha, que podem ser utilizadas em palmilhas e sapatos ortopédicos, entre outras possibilidades. Todos estes produtos são concebidos para aumentar o conforto ao andar, reduzir os problemas de saúde ao nível dos pés e das pernas e melhorar a postura física.