Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.

Serpentine Gallery Pavilion

Londres

O mais visitado de todos os pavilhões de verão da famosa galeria de arte londrina. Projeto dos arquitetos Herzog & de Meuron e do artista plástico Ai Weiwei, o Serpentine Gallery Pavilion 2012 encontrou na cortiça o seu elemento transversal. «É suave e quente ao toque, tem um cheiro muito característico e é passível de ser moldada, cortada e esculpida», observaram os arquitetos. Além de apresentar um desempenho ímpar em termos de isolamento acústico, resistência ao fogo e conforto.

Na complexa estrutura circular multinevelar foram usados mais de 80 m3 de cortiça cedidos pela Corticeira Amorim. O mobiliário, 108 peças de aglomerado expandido de cortiça, desenhadas por Ai Weiwei e por Herzog e de Meuron para este efeito, foi esculpido manualmente por técnicos da Amorim Isolamentos, com a supervisão da equipa de arquitetos. O Serpentine Pavilion 2012 integra atualmente a coleção privada dos colecionadores Usha and Lakshmi N. Mittal.

«É incrível como funciona. Está aberto mas de alguma forma parece fechado. É como se houvesse paredes de vidro que não se veem mas que nos protegem dos sons da rua… é outra das qualidades da cortiça: absorve o som.»

- Arq. Pierre de Meuron